Política informações privadas e mídia

Visão geral
 

Dezembro de 2022

É proibido publicar ou postar informações privadas de outra pessoa sem a autorização e a permissão expressa dessa pessoa. É proibido também ameaçar expor informações privadas ou incentivar outras pessoas a fazer isso.

Além disso, você não pode compartilhar mídia privada, como imagens ou vídeos pessoais, sem o consentimento de tais pessoas. No entanto, reconhecemos que pode haver casos em que os usuários compartilham imagens ou vídeos de pessoas que não são figuras públicas como parte de um evento notável ou para incentivar o debate público acerca de questões ou eventos de interesse público. Nesses casos, podemos permitir que a mídia permaneça na plataforma. 

Compartilhamento de informações privadas de alguém:

Compartilhar online as informações privadas de alguém sem a permissão dessa pessoa (essa ação às vezes é chamada de "doxxing") é uma violação da privacidade dela e das Regras do X. Compartilhar informações privadas pode representar sérios riscos à segurança das pessoas afetadas e causar dificuldades físicas, emocionais e financeiras.

Ao analisar denúncias de acordo com esta política, consideramos diversos fatores, incluindo:

Que tipo de informação está sendo compartilhada?

Levamos isso em consideração porque determinados tipos de informações privadas ou ao vivo representam riscos mais altos que outros, se elas forem compartilhadas sem permissão. Nosso principal objetivo é proteger as pessoas contra possíveis danos físicos resultantes do compartilhamento de suas informações. Portanto, consideramos que informações como a localização física e o número de telefone representam um risco mais alto do que outros tipos de informações. Definimos "ao vivo" como informações em tempo real e/ou no mesmo dia em que existe potencial para que o indivíduo ainda esteja no local indicado.

Quem está compartilhando as informações?

Consideramos também quem está compartilhando as informações denunciadas e se esse indivíduo tem ou não o consentimento da pessoa à qual elas pertencem. Fazemos isso porque sabemos que, às vezes, as pessoas querem que algumas formas de suas informações pessoais sejam compartilhadas publicamente. Por exemplo, compartilhar um número de celular ou e-mail pessoal para redes de contatos profissionais ou para coordenar eventos sociais ou compartilhar publicamente o endereço residencial ou locais ao vivo de alguém com o intuito de procurar ajuda após um desastre natural. 
 

As informações estão disponíveis em outros lugares online?

Se as informações denunciadas foram compartilhadas em algum outro lugar antes de serem compartilhadas no X, por exemplo, alguém que compartilhou seu número de celular pessoal em seu próprio website que pode ser acessado pelo público, não trataremos essas informações como privadas, pois o proprietário as disponibilizou publicamente. Nota: Devido ao potencial de danos físicos, podemos tomar providências contra o compartilhamento de endereços residenciais, mesmo que eles sejam disponibilizados publicamente. 
 

Por que as informações estão sendo compartilhadas?

Também levamos em conta a intenção da pessoa que compartilha as informações. Por exemplo, se acreditarmos que alguém está compartilhando informações com intenção abusiva ou para assediar ou incentivar outros a assediar determinada pessoa, tomaremos providências. Por outro lado, se alguém estiver compartilhando informações para ajudar uma pessoa envolvida em uma situação de crise, por exemplo, após um evento violento, não tomaremos providências. Nota: Não importa a intenção: se as informações não forem compartilhadas durante a situação de crise para auxiliar com esforços humanitários ou em relação a eventos de engajamento público, removeremos os posts ou contas que compartilhem o mesmo local ao vivo.


Compartilhamento de mídia privada:

Publicar imagens é parte importante da experiência dos nossos usuários no X. Quando as pessoas tiverem uma expectativa razoável de privacidade em uma mídia individual, acreditamos que ele deva ser capaz de determinar se ela é ou não compartilhada. Compartilhar tal mídia pode violar a privacidade dos usuários e acarretar sofrimento físico ou emocional. Quando formos notificados pelos indivíduos retratados, ou seus representantes autorizados, de que eles não deram consentimento para o compartilhamento da mídia, a removeremos. Essa política não se aplica a figuras públicas. 

 

O que viola essa política?
 

De acordo com esta política, não é permitido compartilhar os seguintes tipos de informações privadas sem a permissão da pessoa à qual elas pertencem:

  • endereço residencial ou informações de localização física, incluindo o nome da rua, coordenadas de GPS ou outras informações de identificação relacionadas a locais considerados privados;
  • informações de localização ao vivo, inclusive informações compartilhadas no X diretamente ou links para URL(s) de terceiros de rotas de viagem, localização física real ou outras informações de identificação que reveria o local da pessoa, independente de essa informação estar publicamente disponível;
  • documentos de identidade, incluindo identidades emitidas pelo governo e números de documentos pessoais (como número de RG, CPF etc.) – nota: pode haver algumas exceções em regiões onde essas informações não são consideradas privadas;
  • informações de contato, incluindo endereços de e-mail ou números de celular pessoais que não são públicos; 
  • informações de contas financeiras, incluindo dados de contas bancárias e cartões de crédito;
  • outras informações privadas, incluindo dados biométricos ou registros médicos;
  • mídia de indivíduos privados sem permissão das pessoas retratadas; e
  • mídias que retratem prisioneiros de guerra, publicadas por contas de mídias afiliadas ao governo ou ao estado, a partir de 5 de abril de 2022. 

Os comportamentos a seguir também não são permitidos:

  • ameaçar expor publicamente as informações privadas de uma pessoa;
  • compartilhar informações que permitiriam hackear ou obter acesso às informações privadas de uma pessoa sem o consentimento dela. Por exemplo, compartilhar credenciais de acesso a serviços bancários online;
  • pedir ou oferecer uma recompensa (financeira ou não) em troca da publicação das informações privadas de uma pessoa;
  • pedir uma recompensa (financeira ou não) em troca da não publicação das informações privadas de uma pessoa (essa atitude também é chamada de chantagem).
     

O que não representa uma violação desta política?
 

Veja a seguir o que não constitui uma violação desta política:

  • pessoas que compartilham suas próprias informações privadas;
  • compartilhar informações de localização disponíveis ao público depois de um tempo razoável tenha se passado, de modo que a pessoa não corra mais risco de ferimentos físicos
  • compartilhar informações publicamente disponíveis em outros lugares de maneira não abusiva (com exceção de informações de localização ao vivo); e
  • compartilhar informações que não consideramos privadas, incluindo:
    • nome;
    • data de nascimento ou idade;
    • lugares em que estudou ou trabalhou;
    • informações de localização relacionadas a propriedades comerciais ou de negócios, onde essas informações são disponibilizadas publicamente;
    • descrições de aparência física;
    • fofocas, rumores, acusações e alegações; e
    • capturas de tela de mensagens de texto ou mensagens de outras plataformas (a menos que elas contenham informações privadas, por exemplo, números de telefone).
       

Para mídia, os itens a seguir não violam a nossa política:

  • a mídia está disponível ao público ou está ganhando cobertura pela mídia mainstream;
  • a mídia e o post que o acompanha agregam valor ao discurso público ou são compartilhados em interesse público;
  • contém contas de testemunhas oculares ou relatos na linha de frente dos eventos em evolução; 
  • o assunto da mídia é uma figura pública. 


Quem pode denunciar violações desta política?
 

Compartilhamento de informações privadas:

Qualquer pessoa pode denunciar o compartilhamento claramente abusivo de informações privadas (tendo ou não uma conta do X). Nos casos em que as informações não foram compartilhadas com intenção claramente abusiva, precisamos falar diretamente com o proprietário delas (ou com um representante autorizado, como um advogado) antes de tomarmos alguma medida corretiva. 


Compartilhamento de mídia privada: 

Ao denunciar uma mídia privada, precisamos de uma denúncia em primeira pessoa para determinar se a imagem ou o vídeo foi compartilhado sem permissão. Aceitamos denúncias de: 

  1. As pessoas retratadas na mídia denunciada; ou
  2. Seus representantes autorizados, como:
        a.  pais/responsáveis legais,
        b.  advogados, ou
        c.  representante legal.

 

Como posso denunciar violações desta política?
 

No aplicativo

Você pode denunciar esse tipo de conteúdo no aplicativo:

  1. Selecione Denunciar post no ícone .
  2. Selecione É abusivo ou nocivo.
  3. Selecione Inclui informações privadas.
  4. Selecione o tipo de informação que você está denunciando.
  5. Selecione a opção relevante dependendo do proprietário das informações que você está denunciando.
  6. Selecione até 5 posts para denunciar.
  7. Envie sua denúncia.
     

Computador

Você pode denunciar esse tipo de conteúdo pelo computador:

  1. Selecione Denunciar post no ícone .
  2. Selecione É abusivo ou nocivo.
  3. Selecione Inclui informações privadas.
  4. Selecione o tipo de informação que você está denunciando. 
  5. Selecione a opção relevante dependendo do proprietário das informações que você está denunciando.
  6. Selecione até 5 posts para denunciar.
  7. Envie sua denúncia.

Você também pode denunciar esse tipo de conteúdo por meio do formulário de denúncia de informações privadas. Para isso, selecione o tipo de informação privada que você deseja denunciar.

O que acontecerá se você violar esta política?
 


Ao determinar a multa pela violação desta política, consideramos uma série de fatores, incluindo, entre outros, a gravidade da violação e os registros de violações de regras cometidas por uma pessoa. 

Compartilhamento de informações privadas ou de localização ao vivo:

  • A primeira vez que você violar esta política ao compartilhar informações privadas (como endereço residencial, documentos de identidade etc.), exigiremos que você remova esse conteúdo. Você também ficará impedido temporariamente de acessar sua conta e de postar. Se você violar esta política novamente com a publicação de informações privadas depois do primeiro aviso, sua conta será permanentemente suspensa. 
  • Se sua conta for dedicada a compartilhar a localização ao vivo de alguém, a conta será automaticamente suspensa.

Compartilhamento de mídia privada: 

  • Se você violar esta política com a publicação de mídias privadas de uma pessoa sem o consentimento dela, exigiremos que você remova o conteúdo e bloqueie temporariamente a conta, além de remover a mídia. 

Se você acredita que sua conta foi suspensa por engano, envie um recurso.

 

 

Recursos adicionais
 

Saiba mais sobre as opções de medidas corretivas e nossa abordagem de elaboração de políticas e medidas corretivas.

A distribuição de outros tipos de conteúdo sem o consentimento do proprietário está sujeita à política de distribuição de materiais hackeados.

Compartilhe este artigo